Política
Pente-fino quer cortar 1 milhão de benefícios irregulares no INSS
  • Pente-fino quer cortar 1 milhão de benefícios irregulares no INSS

O governo prevê concluir no final do ano o pente-fino no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 1 milhão de benefícios irregulares cortados, informou o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.

O pente-fino nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez começou em 2016. Quando a revisão foi anunciada, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou que o objetivo era “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, de forma a eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício.

Se a projeção do governo se confirmar, o pente-fino será concluído com uma queda de cerca de 20% nos benefícios. Isso porque, quando o programa de revisão começou, 5,2 milhões de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez eram pagos. Ao final do processo, a estimativa é que a economia para o fundo de Previdência chegue a R$ 20 bilhões.

Perícias

O governo iniciou há dois anos o processo de revisão nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS.

A principal ação do programa foi a convocação para perícia médica de segurados que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. A meta é realizar 1,5 milhão de perícias.

Obrigatória, a perícia confirma se o segurando continua sem condições de retornar ao trabalho.

Quem é convocado?

No caso do auxílio-doença, foi convocado quem não passa pela revisão médica há mais de dois anos.

Na aposentadoria por invalidez, devem realizar a perícia os beneficiários com menos de 60 anos de idade, que estão há dois anos ou mais sem realizar o exame.

Ficaram de fora as pessoas com mais de 60 anos, além de segurados com 55 anos de idade, que recebem o benefício há pelo menos 15 anos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, entre agosto de 2016 e 30 de junho deste ano, foram realizadas 791,4 mil perícias, com 450,2 mil benefícios cancelados. No caso do auxílio-doença, de cada 10 perícias realizadas, oito levaram ao corte do benefício. Veja abaixo:

Auxílios-doença

– Perícias realizadas: 431.582
– Benefícios cancelados: 341.746

Aposentadorias por invalidez

– Perícias realizadas: 359.889
– Benefícios cancelados: 108.512

“Dos benefícios que nós estamos revisando, que são 552 mil pessoas com auxílio-doença, o cancelamento está em torno de 80%. Na aposentadoria por invalidez, que é em torno de 1.004 milhão [de benefícios revisados], o que tem sido cancelado é em torno de 30%”, informou o ministro Alberto Beltrame.

Outras medidas

Além das perícias, o pente-fino envolve medidas administrativas, que também resultaram na redução do número de benefícios pagos, segundo o governo:

– Ampliação do cruzamento de informações de bancos de dados do próprio governo federal. Assim, por exemplo, foram identificados aposentados por invalidez que tinham emprego com carteira assinada.
– Ampliação, de quatro para seis meses, do período de carência para que uma pessoa desempregada que voltou a trabalhar com carteira assinada recupere a “condição de segurado” do INSS.
– Criação da data da cessação do benefício (DCB), que limita em 120 dias o prazo de vigência de um auxílio-doença concedido pela Justiça, nos casos em que o juiz não estabeleceu um período de duração para o pagamento do benefício.

Segundo Beltrame, no caso do cruzamento de dados, observou-se que cerca de 20 mil pessoas que trabalhavam com carteira assinada estavam aposentadas por invalidez.

“São pessoas que recebiam o benefício, obtiveram um emprego, começaram a trabalhar e a contribuir para Previdência, logo, não deveriam estar aposentadas por invalidez”, declarou o ministro.

Fonte:G1

28/07/2018/ 07:18:47
Outras Notícias
  • Governo de Minas será disputado por 9 candidatos; campanha já começou
Governo de Minas será disputado por 9 candidatos; campanha já começou
16/08/2018/ 16:32:34

Seguindo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inicia-se oficialmente hoje a campanha eleitoral em todo o país. Após um período de pré-campanha conturbado em Minas Gerais, marcado por mudanças repentinas nas coligações, brigas internas, judicialização de candidatura e mistérios até os últimos minutos do...

  • Cláudio Nasser registra candidatura independente para disputar a presidência da república
Cláudio Nasser registra candidatura independente para disputar a presidência da república
16/08/2018/ 16:30:27

O empresário e produtor rural, Cláudio Nasser é candidato a presidência da república. Ele registrou candidatura no dia 14 de agosto, um dia antes do fim do prazo, no Tribunal Superior Eleitoral – TSE – em Brasília. O modelo de candidatura proposto por ele, no entanto, é diferente e deverá gerar um grande debate em t...

  • Vereadores de Lagoa Formosa realizam 1ª reunião ordinária do segundo semestre de 2018
Vereadores de Lagoa Formosa realizam 1ª reunião ordinária do segundo semestre de 2018
08/08/2018/ 16:33:07

Os vereadores de Lagoa Formosa realizaram nesta terça-feira (07/08) a 1ª reunião ordinária do segundo semestre de 2018 e a 23ª do ano. A sessão aconteceu no Plenário “Juquinha Souto” da Casa Legislativa José Babilônia a partir das 19h30. Todos os 11 vereadores estiveram presentes na reunião. O prefeito municipal Joã...

  • Deputados aprovam em 2º turno piso salarial para professores de Minas
Deputados aprovam em 2º turno piso salarial para professores de Minas
25/07/2018/ 12:24:12

Os deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram na manhã desta quarta-feira, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 49) que torna obrigatório o pagamento do piso Nacional da Educação em Minas Gerais.A aprovação foi acompanhada por dezenas de professores que acompanham a reunião das galerias, mas ...

  • Governo de MG recorre ao TJ para não pagar servidor no 5º dia útil
Governo de MG recorre ao TJ para não pagar servidor no 5º dia útil
23/07/2018/ 15:11:46

Alegando falta de dinheiro em caixa, o governo de Minas ingressou com recurso junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para derrubar a decisão da semana passada, que obriga o estado a pagar os salários dos servidores da educação até o 5º dia útil de cada mês. A Advocacia Geral do Estado pede efeito suspensi...

  • Escola Municipal “Olegário Tupinambá Mundim” inaugura reformas e ampliações
Escola Municipal “Olegário Tupinambá Mundim” inaugura reformas e ampliações
17/07/2018/ 16:44:45

A Escola Municipal “Olegário Tupinambá Mundim” da cidade de Lagoa Formosa inaugurou na última sexta-feira (06/07) a reforma e ampliação de vários setores do educandário. A cerimônia de entrega das obras foi realizada a partir das 19h30 e contou a presença de autoridades civis e militares. Os trabalhos tiveram início...